Por que o Coringa não é mencionado em O Cavaleiro das Trevas Ressurge?

Apesar da importância do Coringa, Christopher Nolan tinha bons motivos para não mencioná-lo em O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 25/8/2023 - 18h00

Coringa foi um dos principais antagonistas na trilogia O Cavaleiro das Trevas, mas ele não foi mencionado em O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Batman teve uma história interessante nas telonas, e sua adaptação mais bem-sucedida até o momento foi a franquia de Christopher Nolan.


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Batman Begins apresentou Christian Bale como o novo Bruce Wayne e explorou sua jornada de milionário a vigilante. Após enfrentar Espantalho, Carmine Falcone e Ra’s al Ghul, Batman confrontou seu vilão mais famoso em O Cavaleiro das Trevas: o Coringa (Heath Ledger).

A sequência trouxe o Coringa para Gotham City com o objetivo de criar o caos, enquanto Batman, Jim Gordon e Harvey Dent formaram uma aliança para desmantelar o crime organizado em Gotham. O longa é considerado um dos melhores filmes de super-heróis já feitos.

Publicidade

Grande parte de seu sucesso se deve à atuação de Ledger. Nolan tinha planos para o Príncipe Palhaço do Crime no futuro da franquia e, no final, decidiu não mencioná-lo em O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Contudo, embora possa parecer estranho, Nolan tinha uma grande razão para isso.

Conforme destacado pelo Screen Rant, a produção de O Cavaleiro das Trevas foi marcada por uma tragédia quando Ledger faleceu em janeiro de 2008, durante a pós-produção do filme. Como resultado, os planos de Nolan para um terceiro filme e o futuro do Coringa tiveram que ser alterados.

Publicidade

Nolan decidiu não escalar outro ator para o papel em O Cavaleiro das Trevas Ressurge, como forma de respeitar Ledger, e inicialmente relutou em fazer mais um filme. Eventualmente, Nolan concordou em retornar para uma sequência, mas tomou a sábia decisão de não fazer referência ao Coringa.

Ainda em 2012, Nolan revelou que não haveria referências ao Coringa no longa, como forma de respeito a Heath Ledger e à experiência de trabalhar com ele. Nolan afirmou que não queria “tentar lidar com uma tragédia da vida real”, e que estavam optando por introduzir novos personagens.

Publicidade

Embora O Cavaleiro das Trevas tenha deixado o destino do Coringa um tanto em aberto, não foi necessário abordar o que aconteceu com ele em O Cavaleiro das Trevas Ressurge, graças ao salto temporal no início e à forma como as histórias de Bruce e Bane foram construídas, capturando toda a atenção.

Embora não houvesse menção ao Coringa e ao que lhe ocorreu após os eventos do segundo filme, seu destino não é totalmente desconhecido. A novelização de O Cavaleiro das Trevas Ressurge explica que o Ato Dent tornou quase impossível que criminosos alegassem insanidade.

Publicidade

Com isso, a Prisão Blackgate substituiu o Arkham. A novelização acrescenta que “os piores dos piores” foram enviados para Blackgate, exceto o Coringa, que continuou no Arkham. No entanto, ninguém sabia o que havia acontecido com ele, então é provável que ele tenha escapado em algum momento.

A novelização de O Cavaleiro das Trevas Ressurge ofereceu um certo encerramento ao Coringa sem quebrar a promessa de Nolan de não fazer referência ao Coringa no filme final, e isso está em linha com a essência do personagem, deixando seu destino após a prisão como um mistério.

Publicidade

Embora tivesse sido interessante saber o que aconteceu ao Coringa e o impacto de suas ações,  Christopher Nolan definitivamente tomou uma decisão acertada ao não fazer menção a ele no final da trilogia. Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de deixar suas opiniões nos comentários!

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.

Publicidade

Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV – se inscreva clicando aqui.




5 Comentários Sobre o Assunto
  1. Jonas disse:

    Tenho certeza que se Ledger não tivesse morrido teria sido o Coringa e não o Espantalho a presidir o tribunal dos condenados

    1. Everton disse:

      Com certeza, sempre imaginei isso também! Seria muito massa!

    2. Rairon disse:

      Não sei inocente, seria o duas caras se ele não tivesse morrido porque essa parte foi tirada da HQ.

  2. ANA PAULA DE PIERI disse:

    PRA MIM TEM QUE DEIXAR SÓ O BATMAN É DISCARTAR O CORINGA
    DOS FILMES

  3. Enoque Ramos disse:

    Ledger interpretou com muita maestria o papel, tanto que comprometeu sua sanidade mental ocasionando o triste fato de sua morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sair da versão mobile