Por que o Coringa não foi citado em O Cavaleiro das Trevas Ressurge?
Christopher Nolan tinha razões válidas para não mencionar o Coringa em O Cavaleiro das Trevas Ressurge, apesar da sua importância.
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 26/9/2023 - 02h00
Coringa foi um dos vilões principais na trilogia O Cavaleiro das Trevas. Contudo, ele não foi mencionado em O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Batman teve uma história interessante nas telonas, e sua adaptação mais bem-sucedida até o momento foi a franquia de Christopher Nolan.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Batman Begins apresentou Christian Bale como o novo Bruce Wayne e explorou sua jornada de milionário a vigilante. Após enfrentar Espantalho, Carmine Falcone e Ra’s al Ghul, Batman confrontou seu vilão mais famoso em O Cavaleiro das Trevas: o Coringa (Heath Ledger).
A trama levou o Coringa a Gotham City com a intenção de semear a desordem, ao mesmo tempo em que Batman, Jim Gordon e Harvey Dent se uniram para desmantelar as atividades criminosas na cidade. O filme é amplamente reconhecido como uma das obras-primas do gênero de super-heróis.
Grande parte do sucesso do filme se deve à atuação de Ledger. Nolan tinha planos para o Coringa em filmes subsequentes da série, mas acabou optando por não mencioná-lo em O Cavaleiro das Trevas Ressurge. No entanto, embora isso possa parecer estranho, Nolan tinha uma razão importante para isso.
Como destaca o Screen Rant, a produção de O Cavaleiro das Trevas ficou marcada por uma tragédia quando Ledger faleceu em janeiro de 2008, durante a pós-produção do filme. Como resultado, os planos de Nolan para um terceiro longa e o destino do Coringa tiveram que ser mudados.
Nolan evitou escalar outro ator como o Coringa em O Cavaleiro das Trevas Ressurge como sinal de respeito a Ledger. Embora inicialmente hesitante em fazer mais um filme, ele concordou em dirigir uma sequência, mas decidiu sabiamente não fazer qualquer referência ao personagem do Coringa.
Posteriormente, Nolan anunciou que não incluiria qualquer menção ao Coringa no filme, como uma maneira de honrar a memória de Heath Ledger e o seu trabalho. Nolan explicou que não desejava “explorar uma tragédia da vida real” e que estava optando por introduzir novos personagens na trama.
O Cavaleiro das Trevas deixou o destino do Coringa um tanto em aberto, não sendo necessário abordar o que aconteceu com ele em O Cavaleiro das Trevas Ressurge, graças ao salto temporal no início e à forma como as histórias de Bruce e Bane foram construídas, capturando toda a atenção.
Embora o destino do Coringa após os eventos do segundo filme não tenha sido mencionado, não é completamente desconhecido. A novelização de O Cavaleiro das Trevas Ressurge esclarece que a Lei Dent tornou praticamente impossível para os criminosos alegarem insanidade como defesa legal.
Com isso, a Prisão Blackgate substituiu o Arkham. A novelização acrescenta que “os piores dos piores” foram enviados para Blackgate, exceto o Coringa, que continuou no Arkham. No entanto, ninguém sabia o que havia acontecido com ele, então é provável que ele tenha escapado em algum momento.
A novelização de O Cavaleiro das Trevas Ressurge proporcionou um tipo de conclusão para o Coringa sem infringir a promessa de Nolan de não mencioná-lo no último filme, o que também se alinha com a natureza enigmática do personagem, deixando seu destino após a prisão como um mistério.
Embora tivesse sido interessante saber o que aconteceu ao Coringa e o impacto de suas ações, Christopher Nolan definitivamente tomou uma decisão acertada ao não fazer menção a ele no final da trilogia. Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de deixar suas opiniões nos comentários!
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.
Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV – se inscreva clicando aqui.