The Batman: Cena de abertura revelou o maior erro do Charada; confira
A cena de abertura de The Batman mostra o Charada (Paul Dano) caçando pessoas e usando sua máscara, e isso mostra seu maior erro no filme da DC Comics. No...
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
A cena de abertura de The Batman mostra o Charada (Paul Dano) caçando pessoas e usando sua máscara, e isso mostra seu maior erro no filme da DC Comics. No novo universo de Matt Reeves e Robert Pattinson, Bruce Wayne encontra um antigo colega órfão com um objetivo diferente para a Gotham City.
LEIA MAIS!
-
Coringa finalmente explica a principal diferença entre ele e o Charada
-
The Batman: Charada terá certa semelhança com Coringa de Ledger
No entanto, o Charada acredita que ele é muito parecido com o Batman, citando o último como sua inspiração – e no final, isso prova ser sua queda. The Batman começa com o Charada observando o prefeito Don Mitchell e sua família, antes de invadir sua casa e matá-lo.
Ao longo de The Batman, o Charada tem como alvo várias autoridades corruptas de Gotham City e deixa cartões postais para o herói encontrar nas cenas do crime. Batman e o Comissário Gordon acreditam que os cartões postais são pistas e o Charada está jogando um jogo de gato e rato com o Cavaleiro das Trevas.
Mas quando os dois se encontram no Arkham, o Charada confessa que o Batman foi sua inspiração. Acontece que o vilão interpretou mal a busca do vigilante por vingança contra corruptos. Charada não percebe que o Batman está lutando contra pessoas como ele, e fica profundamente perturbado quando percebe que o herói não estará celebrando o caos e o medo que ele criou em Gotham.
A cena de abertura do filme é espelhada mais tarde na trama, quando Bruce segue Selina Kyle até sua casa. Assim como o Charada, Batman observa a Mulher-Gato do outro lado de seu prédio, também usando sua máscara. Mas neste caso, o Batman não mata Selina – isso mostra exatamente o quão desiludido o Charada está.
Ele acredita que é o mesmo que o Batman, um vigilante mascarado, que quer destruir os corruptos. Isso pode ser parcialmente verdade, exceto que o Batman não mata por esporte – na verdade, ele não mata, pois tem uma regra estrita contra isso (assim como ele tem uma regra sobre não usar armas).
Desse modo, o filme apresenta pistas aos espectadores desde o início sobre o grande erro do Charada: o fato dele acreditar que se parece com o Batman eventualmente traz a sua queda, pois o herói o deixa apodrecendo no Arkham e sai para salvar o povo de Gotham.
Edward Nashton cresceu órfão, assim como Bruce Wayne, exceto que ele era muito pobre. Ele acabou se tornando um cientista forense e foi por meio de seu trabalho que descobriu o que aconteceu com o Renewal, o plano de reconstrução da infraestrutura da cidade criado por Thomas e Martha Wayne.
Após suas mortes, o plano caiu no esquecimento e o dinheiro acabou sendo arrebatado por Carmine Falcone. O chefe da máfia usou seu conhecimento sobre os negócios de drogas de seu rival para prender Salvatore Maroni e depois usou o dinheiro para instalar um regime fantoche em Gotham City.
Isso deixou o Charada frustrado e emocionalmente marcado: a renovação deveria beneficiar pessoas como ele; em vez disso, beneficiou os ricos e os corruptos. Isso alimentou sua fúria assassina, que inspirou outras pessoas frustradas com Gotham a colocar máscaras do Charada e fazer uma matança no discurso da prefeita recém eleita.
The Batman faz um bom trabalho ao mostrar o Cavaleiro das Trevas e o Charada como dois lados de uma moeda – órfãos buscando vingança contra Gotham, cada um com seus próprios meios. É exatamente a ilusão do Charada de que ele é igual ao Batman (um vigilante mascarado que busca fazer justiça com as próprias mãos) que mostra sua saúde mental instável.
A cena de abertura do filme funciona como uma descrição precisa da mente do Charada – sua crença e, finalmente, seu grande erro. Mas e você, quais seus pensamentos sobre tudo isso? Não esqueça de comentar em nosso grupo do Telegram!
Fique por dentro do Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.