The Batman e Coringa fazem parte do mesmo universo cinematográfico?
Com o lançamento de The Batman, muitos espectadores se perguntam se a história se passa dentro da mesma continuidade do Coringa de 2019.
Com o lançamento de The Batman, muitos espectadores se perguntam se a história se passa dentro da mesma continuidade do Coringa de 2019. Afinal, há muitas semelhanças entre os dois, principalmente o tom sombrio. Então, poderia realmente ter sido Arthur Fleck o Coringa original no universo de The Batman?
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Apesar de ter tons e estética semelhantes, Matt Reeves já descartou essa teoria. No entanto, isso não impede os fãs de tentar conectar os pontos. As evidências apresentadas no filme falam por si e certamente acabariam com qualquer esperança do vigilante de Robert Pattinson enfrentando o comediante danificado de Joaquin Phoenix.
O salto no tempo entre o Coringa e o Batman é enorme
Coringa é situado no ano de 1981, enquanto The Batman ocorre nos dias atuais (provavelmente em 2021). No primeiro filme, o público vê um jovem Bruce Wayne, que talvez tenha dez anos, conhecendo o possível futuro Príncipe Palhaço do Crime.
Na época dos eventos de The Batman, ele teria cerca de 50 anos. No entanto, a versão de Robert Pattinson está apenas em seu segundo ano de combate ao crime. Isso também tornaria o Coringa de Phoenix um homem muito mais velho em seus 70 ou 80 anos e provavelmente incapaz de cometer crimes ou atos de terrorismo.
Embora Thomas Wayne tenha se candidatado a prefeito em ambos os filmes, há um noticiário dentro de The Batman que mostra a data como 2001 (mais uma vez sugerindo que o cenário é 2021, dada a alusão de “20 anos atrás” no diálogo). Isso confirma que os Waynes ainda estavam vivos no começo do século 21 neste filme.
The Batman e Coringa têm visões diferentes sobre os destinos de Thomas e Martha Wayne
Falando dos Waynes, não apenas eles têm histórias de fundo um pouco diferentes em ambos os filmes, mas também morrem em circunstâncias diferentes. Em Coringa, eles são vítimas do motim da cidade visto perto do final do filme.
Em The Batman, é revelado que eles foram intencionalmente assassinados pelos homens de Carmine Falcone em um ataque da máfia. Este também é o primeiro filme que retrata os Waynes como indivíduos um tanto corruptos, em oposição à imagem limpa a que o público está acostumado.
Batman e Coringa inspiram a criação um do outro em seus próprios universos
Enquanto Gotham City está cheia de crimes em ambos os filmes, as travessuras do Coringa em seu filme solo são o que inspiram os bandidos a se revoltarem e formam um movimento anarquista na cidade. No processo, Arthur Fleck se torna idolatrado por criminosos e se torna um farol para a desordem.
Esses eventos também levam Bruce Wayne a perder seus pais e, presumivelmente, a se tornar o Batman mais tarde. Em outras palavras, o Coringa criou o Batman neste universo. Esta versão do Cavaleiro das Trevas será necessária para manter Gotham sob controle das gerações de criminosos provavelmente inspirados por Fleck.
Em The Batman, Bruce Wayne acredita que está fazendo a coisa certa ao aterrorizar criminosos em Gotham como seu alter ego. Ironicamente, no entanto, o crime aumenta na cidade. Isso também leva ao surgimento de criminosos muito mais aterrorizantes, como o Charada e a versão deste universo do Coringa, interpretado por Barry Keoghan.
Assim como o Coringa criou o Batman no filme de 2019, foi o Batman quem criou o Coringa neste universo. No final de The Batman, Wayne percebe que deve usar Batman como um símbolo de esperança para o povo de Gotham, em vez de um símbolo de medo para os corrompidos. É por causa do próprio medo que os criminosos começam a adotar a personalidade vingativa do Batman para se vingar dele e reivindicar a cidade para si.
Por que The Batman e Coringa não se passam no mesmo universo
Todd Phillips e Matt Reeves decidiram criar dois dos filmes mais corajosos e realistas da DC Comics separadamente e ambos acabaram sendo um enorme sucesso. É mera coincidência que The Batman e Coringa sejam tão parecidos, pois ambos exploram os efeitos psicológicos que afetam os dois protagonistas.
No entanto, isso não significa que eles estão interconectados de alguma forma. Graças a filmes e programas recentes como Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e Crises Nas Infinitas Terras, o público mainstream está se tornando mais consciente e aceitando a ideia de múltiplos universos (ou o multiverso).
Mas e você, quais seus pensamentos sobre tudo isso? Não esqueça de comentar em nosso grupo do Telegram!
Fique por dentro do Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.
Créditos: CBR.