The Batman é muito parecido com o Homem-Aranha de Sam Raimi! Entenda

The Batman está entre nós, e o filme possui a versão mais fiel da cidade de Gotham até hoje. Os quadrinhos geralmente retratam Gotham como escura, mal iluminada e...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 14/3/2022 - 03h19


Publicidade
LEIA TAMBÉM




The Batman está entre nós, e o filme possui a versão mais fiel da cidade de Gotham até hoje. Os quadrinhos geralmente retratam Gotham como escura, mal iluminada e quase sempre chovendo. Mesmo durante o dia, a cidade, cheia de criminosos como o Coringa, Duas-Caras, o Charada e inúmeros outros vilões, muitas vezes é escura e nublada, mesmo que não esteja chovendo.

 

Publicidade

    LEIA MAIS!

 

E é isso o que encontramos no novo filme de Matt Reeves. Embora haja alguma luz do sol, muitas vezes está chovendo ou, pelo menos, monótono, e muito disso ocorre à noite. Há uma atenção notável aos detalhes aqui para aperfeiçoar a aparência da cidade, desde chuva até o design de som para garantir que o clima não seja uma distração esmagadora.

Publicidade

Mais amplamente, a representação de Gotham no filme evoca perfeitamente o sentimento do material de origem. Isso não é muito diferente do primeiro filme do Homem-Aranha de Sam Raimi, que também abraçou as raízes dos quadrinhos com um estilo visual que espelha a mitologia do lançador de teias.

Ao revisitar Homem-Aranha, que é algo que muitos fãs fizeram nos últimos meses, quando Tobey Maguire retornou ao papel em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa no ano passado, a inspiração dos quadrinhos é bastante clara. Não só Raimi está determinado a retratar as origens de Peter Parker de uma maneira que seja fiel ao seu início nos quadrinhos, todo o visual do filme é dirigido como uma história em quadrinhos.

Publicidade

O longa possui diversos ângulos de câmera únicos e fascinantes sequências do herói se balançando na cidade de Nova York. Sam Raimi fez com que o público realmente sentisse que estava assistindo a uma história em quadrinhos. Ao olhar para o MCU, essa franquia toma muito mais liberdades quando se trata de história e estilo.

Publicidade

No MCU, não há o mesmo esforço para recriar os quadrinhos que havia nos filmes de Sam Raimi, particularmente o primeiro, já que Kevin Feige e o resto dos chefes criativos da Marvel Studios parecem decididos a criar seu próprio estilo visual moderno.

É algo que claramente funcionou, como mostra a popularidade do MCU, mas significa que um filme de super-herói que realmente parece uma história em quadrinhos é muito mais raro hoje em dia. Isso torna o que Matt Reeves faz em The Batman ainda mais único nos dias modernos.

Publicidade

A Gotham de Christopher Nolan era essencialmente Chicago, com pouca ou nenhuma tentativa de encobrir alguns dos lugares mais famosos da cidade. Funcionou bem para o que Nolan buscava, assim como o que o MCU faz (embora as críticas ao visual da Marvel pareçam justas e fundamentadas), mas também não invocavam uma história em quadrinhos da maneira que Homem-Aranha e The Batman fizeram.

As cores e tons escuros são claramente inspirados nas incríveis obras de arte vistas nos quadrinhos do Batman ao longo dos anos, e é bom ver Matt Reeves homenagear o incrível trabalho desses artistas adaptando seu trabalho para a tela grande. Além da cidade de Gotham, a história também parece uma história em quadrinhos.

Publicidade

A estrutura de um detetive Batman percorrendo a cidade de Gotham para encontrar um serial killer causando estragos e causando caos é quase idêntica à dos quadrinhos, destacando essa semelhança entre The Batman e o Homem-Aranha.

Publicidade

Matt Reeves de alguma forma consegue criar uma história na qual os personagens mais importantes da mitologia do Homem-Morcego não estão apenas envolvidos, mas integram o enredo, que é exatamente o que os quadrinhos fizeram, como visto em O Longo Dia das Bruxas e outras histórias famosas.

The Batman e Homem-Aranha são dois filmes incrivelmente diferentes, é claro. Uma é uma história de origem que lida com temas como crescer e se tornar adulto, bem como responsabilidade na vida. O outro, The Batman, é um passeio muito mais sombrio que lida com assuntos como assassinos em série, doenças mentais, brutalidade, corrupção policial e muito mais.

Publicidade

Isso destaca o quão diferentes esses dois personagens são em seu núcleo, especialmente as interpretações modernas do século XXI. No entanto, ambos os filmes invocam fielmente os sentimentos dos quadrinhos. Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de comentar em nosso grupo do Telegram!

Para saber mais novidades sobre as produções DCnautas, fique de olho no Legado da DC.

Publicidade
Créditos: Gamerant



Sair da versão mobile