‘The Batman’ pode evitar o maior problema da franquia de Tim Burton

O próximo filme de Matt Reeves, The Batman, pode evitar um dos maiores problemas que os filmes de Tim Burton tiveram: ser forçado a suavizar o quão violento o...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 27/12/2021 - 01h35


Publicidade
LEIA TAMBÉM




O próximo filme de Matt Reeves, The Batman, pode evitar um dos maiores problemas que os filmes de Tim Burton tiveram: ser forçado a suavizar o quão violento o filme é. Os filmes do Batman comandados por Burton foram vítimas da intromissão excessiva de executivos.

Embora Batman: O Retorno tenhasido amplamente bem recebido tanto pelo público quanto pelos críticos, os pais criticaram fortemente o filme por sua violência e sexualidade a tal ponto que o McDonald’s cancelou sua parceria para o filme. A Warner Bros., desesperada para reverter a opinião pública, fez com que Joel Schumacher substituísse Burton como diretor em Batman Eternamente, e seu eventual sucessor, Batman & Robin.

Publicidade

Ambos os filmes eram muito mais leves e adequados para crianças do que seus antecessores, mas, ao mesmo tempo, perderam muitos dos aspectos que as pessoas gostavam nos filmes mais antigos e, até hoje, ainda são considerados dois dos piores filmes de quadrinhos já feitos.

Publicidade

Felizmente, é muito improvável que The Batman, de Matt Reeves, tenha os mesmos problemas. As práticas de marketing mudaram muito desde os anos 90, então um filme – especialmente um filme de super-herói não precisa depender de brinquedos para atrair uma multidão grande o suficiente para ter lucro.

Não só isso, mas a percepção geral do que é bom para um filme de quadrinhos e para crianças em geral também mudou, com a maioria das pessoas achando que não há problema em ser sombrio ou sério às vezes. Os próprios filmes também evoluíram ao longo dos anos, e a maioria dos filmes de super-heróis não são violentos da mesma forma que Batman: O Retorno era.

Publicidade

Já havia um precedente estabelecido para tudo isso com a trilogia O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan. De 2005 a 2012, os filmes de Nolan foram a mais nova versão do personagem no cinema depois de Batman & Robin, e apesar de serem mais sombrios e violentos do que os filmes anteriores, não havia o mesmo nível de indignação que havia com Batman: O Retorno.

Publicidade

Os filmes foram elogiados até mesmo por serem sérios, e O Cavaleiro das Trevas ainda é considerado um dos maiores filmes de quadrinhos já feitos. É claro que a mentalidade das pessoas em relação ao que é aceitável para filmes de super-heróis mudou muito desde o lançamento de Batman: O Retorno de Tim Burton.

Os problemas com os quais esses tipos de filmes tiveram que lidar não existem hoje, pelo menos não na mesma medida, então um filme pode, até certo ponto, fazer o que quiser e só precisa se preocupar se as pessoas vão gostar. Graças a isso, um filme como The Batman não terá que se preocupar em precisar suavizar sua violência ou temas maduros para ser comercializável.

Publicidade

Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.

Publicidade
Créditos: Screenrant

    LEIA MAIS!




Sair da versão mobile