‘Coringa 2’ não deve ter o Batman, mas poderia apresentar outros vilões
Como a Warner Bros. está avançando no desenvolvimento de Coringa 2, a sequência deve se concentrar em outros vilões de Gotham City, já que eles não podem trazer o...
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 8/6/2021 - 19h53
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Como a Warner Bros. está avançando no desenvolvimento de Coringa 2, a sequência deve se concentrar em outros vilões de Gotham City, já que eles não podem trazer o Batman no Jokerverse, ainda. Embora tenha havido várias aparições do Coringa na tv e nos cinemas, apenas uma passou a ter sua própria franquia de filmes. Estrelado por Joaquin Phoenix, o primeiro longa foi um grande sucesso, tanto crítica quanto financeiramente, tornando-se um dos poucos filmes de quadrinhos a ser nomeado para Melhor Filme no 92º Oscar.
O desempenho de Phoenix lhe rendeu um Oscar de Melhor Ator, após o falecido Health Ledger, que ganhou postumamente na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em O Cavaleiro das Trevas. Embora uma sequência de Coringa não tenha sido planejada originalmente, após seus resultados comerciais e receptivos positivos, a Warner Bros. está avançando no projeto. Todd Phillips contratado para escrever o roteiro da sequência. Se o diretor irá ou não voltar a cadeira de direção, ainda não se sabe, mas não é impossível.
Já que Coringa 2 parece estar nos estágios iniciais, nenhum detalhe do enredo foi revelado até o momento. O primeiro filme foi concluído com Arthur Fleck completando sua transformação no Príncipe Palhaço do Crime. Também deu início à história de origem de Bruce Wayne, depois que seus pais foram assassinados em um beco. Mesmo que fosse natural que a próxima história fosse sobre Batman e o Coringa, ainda é muito cedo. Em vez disso, o longa deve continuar a investir em desenvolver Gotham City e os vilões que o Cavaleiro das Trevas um dia lutará.
Bruce Wayne é muito jovem para ser o Batman
Quando Coringa apresenta Bruce, ele está entre os 8 e 11 anos, mal sendo um adolescente. Se a sequência fizer um grande salto no tempo para mostrar um Bruce de 20 e poucos anos, ele pulou pelo menos dez anos da vida de Arthur. Como essa franquia sendo do Coringa, e não do Batman, fazer um flashforward apenas para ver Bruce se tornar o protetor de Gotham acaba com a jornada de Arthur. Apesar de Coringa definir o cenário para a jornada de Bruce, ele não é o personagem principal deste universo.
A continuação provavelmente será situada em um ou dois anos após os eventos da primeira parcela. Se for assim, Bruce provavelmente terá cerca de 12 ou 13 anos, o que obviamente elimina a ideia de ele ser o Batman na sequência. Não é improvável, no entanto, que Bruce em algum momento.
O primeiro filme configura a derrota de Gotham para o crime
Por mais que Coringa seja sobre a evolução de Arthur se tornando o famoso inimigo do Batman, também é a história de origem de como Gotham City começa a ruir. No início do filme, enquanto Arthur atravessa a luta de sua vida, ele dá o primeiro passo para se tornar o Coringa ao matar três empresários que trabalham para a Wayne Enterprises. Mas assim que Thomas Wayne faz acusações humilhantes às pessoas que estão “abaixo” das vítimas, referindo-se a elas como palhaços, nasce um movimento contra a eite política e financeira de Gotham.
Mesmo que Arthur não planejasse que isso acontecesse, funcionou a seu favor, pois o movimento o reconhece como um herói. Enquanto seus seguidores começam como manifestantes, eles acabam se tornando desordeiros no final. Após a horrível visita de Arthur no Live! With Murray Franklin, ele definitivamente se transforma no Coringa, com todo um movimento envolvendo-o pelo que ele foi capaz de começar. Apesar de Gotham já estar em péssimo estado desde o início do filme, o clímax marca o momento em que a cidade realmente começa a pender para o crime, e está apenas começando.
Coringa 2 pode apresentar a galeria de vilões do Batman
O caminho de Coringa 2 está pavimentado para fazer algo semelhante ao que a série de TV Gotham fez por cinco temporadas. Embora tenha sido contado principalmente pelo ponto de vista de James Gordon, Gotham se concentrou fortemente nos vilões do Batman antes de se tornarem seus respectivos homólogos dos quadrinhos. Enquanto seguia junto com a juventude de Bruce Wayne, a série mostrou a evolução da futura galeria de vilões do Batman. Este é um conceito que funcionaria cinematograficamente em Coringa 2, especialmente se a sequência também recebesse uma classificação R, permitindo que a equipe criativa fosse ainda mais sombria.
O Coringa pode ser o vilão mais icônico do Batman na mitologia, mas muitos dos inimigos de Bruce já coexistem em Gotham City. Dentro do Jokerverse, há uma quantidade infinita de inimigos que ainda não “nasceram”, por assim dizer. De vilões populares de DC como Penguin, Sr. Frio, Espantalho, Charada e A Corte das Corujas, há potencial para uma grande construção de universo em Coringa 2, se isso for algo que eles incorporem. Não seria chocante se as ações de Arthur influenciassem alguém como Edward Nygma ou Oswald Cobblepot a entrar no mundo do crime.
A trama ainda pode ser a verdadeira origem do Batman
Apesar de Coringa 2 não ser capaz de apresentar um Bruce já atuando como Batman, isso não significa que a franquia não possa servir como uma história de origem para ele. Quando os Waynes são assassinados, é o fim da infância de Bruce e isso o muda para sempre. Se a Gotham do filme começar a cair em definitivo nas mãos de criminosos, especialmente se der à luz a galeria de vilões do Batman, isso definirá a base de por que a cidade precisará de um salvador.
Supondo que estejam desenvolvendo uma trilogia, um terceiro filme poderia terminar com Gotham chegando ao fundo do poço, e é por isso que o Batman precisa nascer. Quanto mais Bruce fica mais velho, mais perto ele estará de se tornar o protetor vigilante da cidade. Já que a história de origem de Batman foi contada várias vezes, a franquia Coringa pode ser sobre a jornada de Gotham. Em vez de mostrar o treinamento de Bruce Wayne para se tornar o Homem-Morcego, Coringa 2 pode demonstrar o motivo pelo qual ele se tornou o morcego.
Já que esta é a primeira vez que um supervilão da DC consegue uma franquia própria, há muitos caminhos que Coringa 2 pode seguir. Se Arthur é o criador da galeria de vilões neste universo, esse seria um conceito intrigante para o legado do personagem. Esperançosamente, mais detalhes sobre o projeto, e para onde esta franquia está indo em geral, irão surgir mais cedo ou mais tarde.
Mas e você, está ansioso para Coringa 2? Deixe suas opiniões nos comentários!
Fique por dentro do Legado da DC e saiba tudo sobre o universo DCnauta.
Créditos: Andy Behbakht
LEIA MAIS!
- Antes de Coringa, Joaquin Phoenix quase foi o Batman nos anos 2000
- Entenda por que Joaquin Phoenix é tão desejado para viver vilões e heróis
- Mark Strong quase viveu o Coringa em ‘Esquadrão Suicida’; veja imagens