Coringa: Arthur Fleck não é o arqui-inimigo do Batman? Saiba mais

Com o Coringa surgindo para inspirar Gotham a se rebelar, uma teoria sugere que Arthur Fleck não é o Coringa que se torna o vilão do Batman.

Coringa: Arthur Fleck não é o arqui-inimigo do Batman? Saiba mais

Com tantas versões do Coringa na história do cinema, isso mostra o quão popular ele é. Cada encarnação parece única, e a versão de Joaquin Phoenix em Joker não é...

 Coringa: Arthur Fleck não é o arqui-inimigo do Batman? Saiba mais
Imagem: Reprodução | Divulgação
Publicidade

Publicidade

Com tantas versões do Coringa na história do cinema, isso mostra o quão popular ele é. Cada encarnação parece única, e a versão de Joaquin Phoenix em Joker não é diferente. No entanto, apesar do filme terminar com ele usando o nome de Coringa, muitos fãs teorizam que ele não é o verdadeiro Palhaço Príncipe do Crime que se torna o arqui-inimigo do Batman, mas apenas o primeiro de sua ”espécie”.

 

    LEIA MAIS!

 

Publicidade

Joker de 2019 segue Arthur Fleck, um artista que luta com problemas de saúde mental na cidade corrompida de Gotham. Arthur é uma das versões mais simpáticas do personagem, já que muitas pessoas abusam e zombam de seus problemas mentais, e o público vê a injustiça da cidade através de seus olhos.

Depois de atirar em três jovens em um trem, Arthur vai ao vivo em um talk show e afirma que as pessoas só se importam por causa da riqueza e status das vítimas, e se ele fosse morto a tiros, ninguém se importaria. Com o povo de Gotham já no ponto de inflexão com o estado das coisas, as ações de Arthur desencadeia uma revolução na cidade.

Enquanto ele está sendo preso, tumultos e crimes acontecem, e as pessoas torcem por Arthur Fleck quando sua maquiagem de palhaço se torna um símbolo. Entre todo o caos, um jovem Bruce Wayne sai do teatro com seus pais, Thomas e Martha. Um criminoso sem nome os encontra em um beco e os mata, iniciando a clássica história de origem do Batman.

Publicidade

Com a revolução do Coringa causando indiretamente a morte de Thomas e Martha, isso aproxima a rivalidade entre o Batman e Coringa mais do que nunca. No entanto, existem alguns argumentos sólidos a serem feitos sobre se o Coringa de Joaquin Phoenix realmente é o rival clássico, já que muitas coisas parecem não se alinhar.

A questão mais óbvia e notável é a diferença de idade, já que Bruce Wayne parece ter cerca de oito a dez anos quando o Coringa surge na cidade. Os papéis de adoção de Arthur revelam que ele tem 34 anos na época, fazendo com que a diferença de idade seja superior a 25 anos, o que é uma diferença bastante significativa.

Publicidade

Na maioria das adaptações, Bruce deixa a cidade de Gotham aos 18 anos e retorna como Batman por volta dos 25 anos. Isso faria Coringa ter mais de 50 anos quando Bruce retornar, o que é um pouco velho para um chefe do crime causador do caos. É por isso que muitos fãs concordam com a ideia de que Arthur Fleck é um símbolo, que eventualmente inspira um novo Coringa mais adiante.

Não é inédito que existam vários Coringas. No filme animado Batman do FuturoRobin é sequestrado pelo vilão, e é torturado por anos e submetido a lavagem cerebral para se tornar o novo Coringa, caindo em um tanque de ácido da Ace Chemicals. E assim, é perfeitamente possível que dentro do universo de Joker, haja mais de um Príncipe Palhaço.

Publicidade

Com o filme adotando uma abordagem mais realista dos quadrinhos, um seguidor do Coringa provavelmente poderia se inspirar em seu símbolo e querer continuar sua mensagem, especialmente porque termina com Arthur em um asilo. Isso deixaria espaço para um Coringa muito mais jovem e distorcido surgir, pronto para quando Batman fizer sua grande entrada em Gotham.

Mas no final, o que quer que aconteça com o Coringa de Joaquin Phoenix, infelizmente não se sabe se uma sequência acontecerá. Joker funciona bem como um filme independente, embora haja claramente mais história a ser contada. Mas se acreditarmos no elenco e na equipe, não há uma sequência atualmente em produção.

Mas e você, o que acha da teoria? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!

Publicidade

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.

Créditos: CBR
Site Parceiro
© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.