Até os filmes sombrios do Batman ignoram algo de sua personalidade

Em vários ocasiões nos quadrinhos, Batman usou métodos extremamente aterrorizantes para construir uma mística em torno de sua figura.

Até os filmes sombrios do Batman ignoram algo de sua personalidade

Em vários ocasiões nos quadrinhos, Batman usou métodos extremamente aterrorizantes para construir uma mística em torno de sua figura.

Até os filmes sombrios do Batman ignoram algo de sua personalidade
DC COMICS
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

Créditos: Screen Rant

Embora Batman tenha a reputação de ser uma das figuras mais assustadoras do Universo DC, por muito tempo os criminosos não tinham certeza se ele era de verdade ou um mito. Isso aconteceu por causa dos limites que o herói costuma ultrapassar para assustar seus inimigos.




PUBLICIDADE



Batman muitas vezes usou o terror para conseguir o que ele precisa em sua cruzada contra o crime, afinal, se os criminosos estão apavorados demais para sair de casa por medo de encontrar o Cavaleiro das Trevas, então eles obviamente não vão assaltar nenhum banco.

O medo é uma parte tão crucial do arsenal do Batman que ele até ensinou seus discípulos a serem aterrorizantes. Mas uma vez que os criminosos percebem que Batman é apenas um homem, o esforço de aterrorizá-los se torna muito mais difícil.


Embora assustar bandidos comuns possa não ser tão difícil, eventualmente a mística desaparecerá para criminosos mais experientes como Pistoleiro, e é por isso que Batman muitas vezes recorre a medidas extremas para manter sua imagem aterrorizante.

Os leitores são capazes de ver o quão longe Batman está disposto a ir para aterrorizar os criminosos em Sexteto Secreto #15 de John Ostrander e Jim Calafiore, que narra a história da primeira vez que Pistoleiro foi capturado pelo Batman.


Não é nenhum segredo que Batman pode ser aterrorizante, mas o que ele fez com Pistoleiro levou as coisas a um novo nível de teatralidade. Pistoleiro explica que quando Batman veio para prendê-lo, Pistoleiro conseguiu atirar primeiro, ele disparou um tiro à queima-roupa no Batman.

Mas como Pistoleiro, o maior atirador da Terra, não mataria alguém com um tiro à queima-roupa? Batman estava usando armadura à prova de balas? Acontece que a resposta é realmente muito mais assustadora do que isso.


Acontece que dias antes do Batman ter ido atrás de Pistoleiro naquele beco, Batman já havia descoberto a identidade secreta do vilão, localizou seu esconderijo, entrou sorrateiramente, substituiu toda a munição do Pistoleiro por espaços em branco e saiu.

Batman fez tudo isso, apenas para que Pistoleiro pensasse que ele era mais do que um homem quando eles brigassem. Essa dedicação torna o Batman verdadeiramente aterrorizante. Em Batman: Lendas Urbanas #2, os leitores veem outro exemplo do quão longe Batman vai para assustar os criminosos.

Neste caso, ele assume um rádio de carro, usando-o para insultar os criminosos dentro, assustando-os tanto que eles decidem fugir do veículo, apenas para ver Batman parado no meio da rua, onde todas as luzes da rua apagadas.

Isso é muita teatralidade e esforço apenas para assustar alguns criminosos mesquinhos, mas é isso que torna o Batman uma figura tão aterrorizante. Quais os seus pensamentos sobre tudo isso? Não esqueça de deixar suas opiniões nos comentários abaixo!

Acompanhe o Legado da DC e saiba mais sobre as produções DCnautas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL