Snyder Cut: Por que a trégua dos vilões foi a chave para o Knightmare?
O futuro Knightmare da Liga da Justiça de Zack Snyder envolve vários vilões, e presença deles era necessária para que a linha do tempo alternativa funcionasse. O Knightmare foi visto...
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 7/4/2022 - 01h42
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
O futuro Knightmare da Liga da Justiça de Zack Snyder envolve vários vilões, e presença deles era necessária para que a linha do tempo alternativa funcionasse. O Knightmare foi visto pela primeira vez em Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, com Bruce Wayne tendo uma visão do futuro em que Superman se voltou contra o mundo.
LEIA MAIS!
-
Siga o Legado da DC no Google Notícias e não perca nenhuma novidade!
-
SnyderVerse: Saiba todos os planos de Snyder para os Lanternas Verdes
-
Liga da Justiça 2 & 3: Como Snyder estava adaptando o arco Crise Final
O lançamento do Snyder Cut em 2021 explorou ainda mais o Knightmare em seu epílogo, com Batman continuando a liderar sua resistência. O Knightmare pretendia ser um componente importante das sequências do filme, e detalhes sobre ele surgiram gradualmente.
A essência do Knightmare era envolver Darkseid matando Lois Lane na Batcaverna, então usando a Equação Anti-Vida para trazer Superman sob seu controle. Apesar de ter sido mostrado apenas duas vezes entre Batman Vs Superman e Liga da Justiça de Zack Snyder, o Knightmare continua sendo um tópico de intenso interesse dos fãs no movimento #RestoreTheSnyderVerse.
A cena do Knightmare no Snyder Cut também mostrou o desespero da situação, com Batman forçado a recrutar o Exterminador e o Coringa na luta contra Darkseid. Como um cenário básico de heróis e vilões forçados a se unir contra um inimigo comum, o Knightmare certamente forneceu uma estrutura de história única.
Os papéis dos vilões no Knightmare
Depois que Darkseid traz Superman sob seu controle com a Equação Anti-Vida, a Terra é dizimada na conquista de Apokolips. Mulher-Maravilha e Aquaman são mortos, com Batman, Flash, Cyborg e Mera se unindo para se opor à invasão. A cena do Knightmare no Snyder Cut mostrou Batman formando uma trégua com o Coringa, com Exterminador também um novo aliado.
O plano do Batman era apagar a linha do tempo apocalíptica enviando o Flash, capaz de viajar no tempo de volta no tempo na esteira cósmica, para impedir a morte de Lois por Darkseid. O Coringa parece ter sido o trunfo inesperado em como a equipe realizaria isso. Com o Sr. C ainda propenso a antagonizar o Batman, ele deveria roubar uma das Caixas Maternas das forças de Darkseid para construir a Esteira Cósmica.
Os planos de Zack Snyder também incluíam o Pistoleiro de Will Smith como parte da resistência a Apokolips. Embora o Exterminador não seja mencionado nos esboços feitos por Snyder e Jim Lee, e o Pistoleiro não seja visto no Snyder Cut, o envolvimento de ambos ainda seria teoricamente possível em um potencial Liga da Justiça 2.
De qualquer forma, tanto o Exterminador quanto o Pistoleiro parecem estar a bordo como força adicional para apoiar a Liga na batalha contra Apokolips. Mais importante, o envolvimento de vilões com a Liga da Justiça no Knightmare tem um grande significado para a história.
A presença dos vilões faz parte dos arcos do Batman e Superman
O arco do Batman em Batman Vs Superman para Liga da Justiça de Zack Snyder foi sobre sair da escuridão e brutalidade em que ele havia caído. No Knightmare, Batman se encontraria com sua fé recém-descoberta chamando-o para salvar o Superman como o próprio Bruce havia sido, essencialmente invertendo seus papéis anteriores.
Para realmente solidificar a importância de quanto ele passou a acreditar no Superman, Batman fazendo o impensável em se unir a seus inimigos mostrou o quão longe ele chegou. Enquanto isso, Superman se viu involuntariamente armado por Darkseid para deixar a Terra de joelhos. Ele foi puxado para um lugar ainda mais sombrio do que Batman havia caído, e foi transformado no inverso completo do que seus pais Jor-El e Jonathan Kent imaginaram.
No discurso de Jor-El para Kal-El em O Homem de Aço, ele explicou o significado do símbolo da Casa de El como um arquétipo de esperança e “a crença fundamental no potencial de cada pessoa para ser uma força para o bem“. Sob o controle do impiedoso Darkseid, o símbolo do Superman havia sido corrompido em tudo o que o herói se opunha, mas a necessidade de libertá-lo da Equação Anti-Vida o manteria vivo.
Ao trabalhar com Batman e os sobreviventes da Liga da Justiça, Exterminador, Coringa e Pistoleiro estavam, mesmo em um único ato de desespero, validando a crença de Jor-El no que o ‘S’ usado pelo Superman representa para a humanidade.
Por que os vilões foram necessários para o Knightmare
A parceria do Batman com o Exterminador, o Coringa e o Pistoleiro dificilmente foi uma sem atrito significativo. Na cena do Knightmare em Liga da Justiça de Zack Snyder, Batman garante ao Coringa que vai matá-lo pelo assassinato do Robin. Exterminador também teria uma parceria amarga com o Homem-Morcego.
Com o Knightmare ocorrendo após o planejado filme solo do Batman de Ben Affleck, Slade deveria ter matado várias pessoas próximas a ele no filme. A história do Batman com Pistoleiro também tornaria qualquer aliança entre os dois desconfortável para ambos. Ainda assim, a agressão mútua que Batman, a Liga e os vilões teriam que engarrafar para desfazer o Knightmare mostra o quão importante os antigos antagonistas do Batman eram para isso.
Ao reescrever a história para evitar que o apocalipse acontecesse, Batman teve que se tornar um líder de uma maneira completamente estranha para ele em Batman Vs Superman. Enquanto Flash, Cyborg e Mera ficariam bastante inquietos em se unir a vilões, Batman teve que dar um passo adiante ao atuar como uma espécie de Superman substituto para oferecer esperança.
Ao formar uma trégua com o Coringa potencialmente imune à Equação Anti-Vida e trazendo Exterminador e Pistoleiro para a equipe, Batman estava dando o último salto de fé ao jurar por seus inimigos que se tornaram aliados. Com o Homem de Aço transformado no soldado de Darkseid, a crença do Batman de que o Knightmare poderia ser evitado foi o que lhes deu toda a esperança de que o Superman havia incorporado.
No Knightmare, a descoberta da fé do Batman era algo que ele tinha que incutir em seus companheiros heróis para que houvesse alguma chance de sucesso. Mais do que simplesmente ser um futuro horrendo que teve que ser evitado, o Knightmare foi um teste de fé para todos os heróis. Ao unir forças com antigos inimigos, Batman estava liderando a Liga pelo exemplo ao colocar sua fé em risco.
Com o impacto do SnyderVerse ainda sentido muito tempo depois de seu lançamento, os planos de Zack Snyder para o Knightmare continuam a fascinar os fãs ao redor do mundo. Apesar da declaração da Warner Bros. de que eles não têm planos de terminar o arco de cinco filmes de Snyder, a energia para as sequências não realizadas da Liga da Justiça de Zack Snyder serem retiradas da prateleira continua forte.
Quando se trata do próprio Knightmare, o fato de a Liga da Justiça ter sido forçada a se unir a vilões era muito mais do que um truque de roteiro, mas uma necessidade narrativa real. Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de comentar em nosso grupo do Telegram!
Fique por dentro do Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.