The Batman: Franquia enfrenta um sério problema com o Coringa; entenda
Como Matt Reeves já disse que tem ideias para sequências de The Batman, sua potencial trilogia enfrenta um grande problema com o Coringa. O vilão tem sido o inimigo...
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 1/3/2022 - 13h49
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Como Matt Reeves já disse que tem ideias para sequências de The Batman, sua potencial trilogia enfrenta um grande problema com o Coringa. O vilão tem sido o inimigo mais icônico do Batman e o maior adversário do Cavaleiro das Trevas, e esse relacionamento de longa data é frequentemente mostrado como um ponto definidor de ambos os personagens.
LEIA MAIS!
-
The Batman: Charada terá certa semelhança com Coringa de Ledger
-
Dez coisas que você não sabia sobre o Coringa de Heath Ledger
O Coringa incorpora todas as qualidades que Batman não possui – sua espontaneidade e humor definem a personalidade caótica do personagem de uma maneira que complementa perfeitamente a abordagem mais sombria e séria do Homem-Morcego ao seu vigilantismo.
Muito parecido com sua rica história nos quadrinhos, o Coringa apareceu em várias versões cinematográficas diferentes, e cada uma trouxe algo diferente para o personagem. Primeiro, havia Cesar Romero, depois Jack Nicholson, depois a versão icônica de Heath Ledger, seguida pela versão de Jared Leto e, finalmente, Joaquin Phoenix.
Com isso, a jovem franquia estabelecida por Matt Reeves enfrenta uma tarefa difícil no que diz respeito ao Coringa. Todo Batman precisa de um Coringa, mas com tantas versões anteriores, pode não ser possível trazer algo de tão inovador futuramente.
Já existem muitos Coringas cinematográficos
Um personagem tão icônico quanto o Coringa vem com uma história rica (e às vezes contraditória). No entanto, no que diz respeito à inclusão do personagem no universo de The Batman, isso é ainda mais complicado pela grande quantidade de encarnações anteriores do Coringa.
Embora até agora, cada versão do personagem tenha sido relativamente única, existem poucas novas maneiras de interpretar o personagem que não alteram fundamentalmente algum aspecto do que torna o Coringa tão especial. O Coringa de Romero foi uma versão mais boba, e o de Nicholson foi comicamente mortal.
O enigmático Coringa de Heath Ledger foi talvez a versão mais profundamente perturbadora, Jared Leto foi um afastamento significativo das performances mais tradicionais, e Arthur Fleck de Joaquin Phoenix foi uma abordagem bem original. No entanto, com tantas ideias variadas por trás de cada versão, levar o Coringa em uma direção genuinamente nova é algo que será difícil de fazer futuramente.
Coringa é um ajuste difícil para o tom da franquia
O Coringa sempre foi o oposto da figura sombria do Batman. Essa justaposição é o que torna os tornar nêmesis tão perfeitos, mas também é uma das principais razões pelas quais Reeves tem uma tarefa difícil pela frente se ele pretende incorporar o personagem ao universo de The Batman.
Com o longa de Reeves, uma visão sombria e fundamentada dos personagens de Gotham City, o Coringa pode ser difícil de se adaptar para combinar com esse tom. A natureza caricatural do Coringa é frequentemente usada para contrastar a natureza brutal de seus crimes.
Como tal, tornou-se uma parte tão icônica do personagem quanto seu cabelo verde ou terno roxo, e isso não é algo que se encaixe facilmente no tom de The Batman. O Charada de Paul Dano foi significativamente redesenhado para torná-lo um vilão mais realista – um caminho que não é tão simples quando se trata de adaptar o Coringa.
As origens variadas do Coringa dificultam a satisfação dos fãs
A história de origem do Coringa não é uma coisa fácil de definir. De fato, muitas versões do personagem evitam qualquer origem específica, optando por manter um ar de mistério em relação a como exatamente o personagem se tornou o Príncipe Palhaço do Crime.
Embora isso funcione para o personagem em um sentido geral, na verdade torna cada vez mais difícil adaptá-lo. Com vários Coringas diferentes, também houveram inúmeras histórias de origem. Enquanto algumas são mais amadas do que outras, há tanto mistério em torno do passado do personagem que nenhuma história de fundo será suficiente.
Na verdade, as versões mais enigmáticas do personagem, como o Coringa de Heath Ledger, são quase universalmente os mais amados, deixando claro que explorar as origens do personagem muitas vezes é decepcionante.
Coringa de Heath Ledger era o que Reeves precisava
Em última análise, para incorporar o Coringa em The Batman, Matt Reeves precisa de um tipo de personagem muito específico. O Coringa de Reeves precisa ser fundamentado, violento e muito sombrio, com um toque um pouco mais realista do que as versões tradicionais do personagem.
O que a franquia de Matt Reeves precisa é do Coringa de Heath Ledger. Naturalmente, isso não é possível, mas na verdade apresenta um problema muito maior do que pode parecer à primeira vista. Após o trágico falecimento de Ledger, recriar algo próximo ao seu Coringa poderia ser algo de mau gosto.
Coringa de Phoenix não funcionaria
Enquanto o Coringa de Heath Ledger continua sendo a versão cinematográfica mais popular do personagem, a performance vencedora do Oscar de Joaquin Phoenix como Arthur Fleck é, para a maioria, a segunda mais aclamada. Phoenix trouxe uma sensação perturbadora de simpatia ao papel, criando uma exploração profunda e interessante de exatamente o que o Coringa pode ser.
Mesmo assim, o Coringa de Joaquin Phoenix também não se encaixa inteiramente no tom de The Batman de Matt Reeves. O Batman mais brutal de Pattinson certamente não pareceria um herói quando comparado ao Coringa mais simpático de Phoenix. Embora isso seja algo que The Batman provavelmente adotará, talvez seja uma mudança muito grande na dinâmica tradicional entre os dois personagens para os fãs apreciarem.
Exatamente como o universo de Matt Reeves lidará com o Coringa e seu relacionamento com o Batman de Robert Pattinson não está claro. O que está claro, no entanto, é que usar o personagem apresenta uma série de obstáculos complicados. Se Reeves fará ou não uso total (ou qualquer) do Coringa na franquia, esses problemas precisarão ser superados para dar ao Batman de Pattinson seu maior inimigo.
The Batman será lançada em 03 março de 2022 e marcará o início de um novo universo compartilhado nos cinemas e no streaming. A ideia é construir uma franquia focada no Batman e em outros personagens do universo do herói. Mas e você. quais as suas expectativas para o filme? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais.
Fique de olho no Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.